Chamda de dossiê História Revista - UFG

Chamada do dossiê "Cidades globais para a formação de um império: comerciantes e urbanismo" da História Revista

Chamada Dossiê vol. 21. n. 3 (set./dez. 2016) História Revista

Dossiê: "Cidades globais para a formação de um império: comerciantes e urbanismo"

Data-limite para submissão de artigos para o dossiê: 10/08/2016

Alberto Baena Zapatero (UFG)

Francisco Zamora Rodriguez (Universidade Nova de Lisboa e Universidade das Açores)

Resumo: O objetivo deste dossiê é refletir sobre o papel dos espaços urbanos na construção das diferentes teias imperiais, ao longo dos séculos XVI a XVIII. Adotando uma óptica transnacional e interdisciplinar se pretende superar as limitações da historiografia mais tradicional para abordar as interações entre cidades, comerciantes e portos durante a Idade Moderna, através de estudos de caso.

Esta temática será trabalhada desde uma dupla perspectiva. Por um lado se analisará o impacto destes enclaves econômicos na articulação das estratégias comerciais e, por outro, se tomará em consideração a organização urbanística para avaliar a sua função dentro das dinâmicas imperiais.

O debate sobre a interação entre os impérios, as cidades, os comerciantes e o urbanismo, poderá constituir um importante observatório a partir do qual calibrar melhor os efeitos de uma primeira globalização que ocorreu durante a Idade Moderna.

Informações: História Revista