IV Simpósio Nacional de História da UEG logo

IV Simpósio Nacional de História da UEG

Organizado e realizado em sua quarta edição pela Universidade Estadual de Goiás, o IV Simpósio Nacional de História da UEG traz agora como novidade sua primeira edição internacional. Tal status é resultado de parcerias com membros de universidades internacionais que se prontificaram em cooperar tanto na organização do Simpósio, como na oferta de conferências, cursos e palestras. Portanto, esta quarta edição nacional, e primeira internacional, se realizará contando com os idiomas português e espanhol.

Sujeitos, estruturas e (des)continuidades na História Morrinhos (GO), 15 a 18 de setembro de 2015

1ª CIRCULAR

Nosso evento se realizará na Universidade Estadual de Goiás, Campus Morrinhos. Localizado na região sul do estado de Goiás, o município de Morrinhos conta com uma instituição pública de ensino superior desde 1988, quando  fundada a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Morrinhos (FECLEM). Em 1999, a partir da fundação da Universidade Estadual de Goiás, cuja criação consistiu na unificação de diversas instituições de ensino superior públicas isoladas no estado, a FECLEM se tornou UEG/UnU - Morrinhos. Portanto, em parceria com a celebração de seus 27 anos de existência, o agora Campus Morrinhos da Universidade Estadual de Goiás acolhe e realiza um simpósio acadêmico de peso e relevância significativas, cujo propósito extrapola as discussões historiográficas regionais e atinge os interesses acadêmicos que têm sido alvo de debates e reflexões por mais de um século em âmbito internacional.

O tema desta edição do Simpósio de História da UEG, portanto, será “Sujeitos, estruturas e (des)continuidades na História”. Tomando como ponto de partida uma das principais discussões teóricas e metodológicas no campo da historiografia do século XX, nosso evento conta com palestrantes, conferencistas e participantes engajados na discussão, percepção e reflexão de inúmeras possibilidades de pesquisa que tangem a discussão entre sujeitos e estruturas na história. Destarte, nossa proposta consiste na discussão tanto das variadas tendências teóricas e interpretativas que permearam os debates em torno das continuidades ou descontinuidades estruturais da história, como na prática de pesquisa dos mais variados tipos de objetos, metodologias e interpretações históricas que tornaram possíveis as múltiplas realidades acadêmicas nas quais se insere o labor historiográfico nos dias atuais.

Diante disso, os cursos de licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás convidam a toda a comunidade acadêmica e extra-acadêmica, nacional e internacional, para os debates e reflexões a que nos propomos realizar em nosso IV Simpósio Nacional (& I Simpósio Internacional) de História da UEG.

Para mais informações: http://www.sih.ueg.br/