Weby shortcut
Novo logo ANPUH - GO

Chamada Dossiê vol.20 n.1 (jan./abr.2015) da História Revista

História e Fotografia: interdisciplinaridade, arquivo e memória

Organizadores:
Profa.Dra. Fabiana de Souza Fredrigo (UFG)
Profa. Dra. Maria João Cantinho (Iade, Portugal)

Data-limite para submissão de artigos para o dossiê: 16/01/2015

História e Fotografia: interdisciplinaridade, arquivo e memória

Organizadores:
Profa.Dra. Fabiana de Souza Fredrigo (UFG)
Profa. Dra. Maria João Cantinho (Iade, Portugal)

Data-limite para submissão de artigos para o dossiê: 16/01/2015

 

As relações entre a história e a Fotografia sempre foram visíveis e inegáveis. A partir da década de 30, no século XX, a fotografia documental começou a impor-se cada vez mais na fotografia contemporânea, lançando as bases teóricas para uma reflexão que se considerava imprescindível: a ideia do arquivo fotográfico que se tornava indispensável à história. Esse convívio entre ambas, história e fotografia, nem sempre foi fácil, pois os teóricos da fotografia recusavam a ideia de que a fotografia pudesse ser um mero instrumento de utilização para a história, o que poria em causa a sua autonomia. Certo é que essa relação era imprescindível e, tanto uma como a outra, beneficiavam-se dela, no sentido em que a contextualização histórica dava à fotografia uma nova consistência, convocando-a para a própria construção da história. A obra de autores como Roland Barthes, Susan Sontag, John Berger, Rosalind Krauss, Allan Sekula, referências teóricas fundamentais, bem como a obra de diversos fotógrafos como Robert Capa, David Seymou, Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, entre muitos outros, viriam contribuir significativamente para uma indestrinçável fronteira entre história e fotografia, uma vez que urgia à história a leitura e interpretação/hermenêutica das imagens. Já não é possível ignorar as relações entre as disciplinas, obrigando-nos a repensar as metodologias e as práticas de ambas, à luz de uma cultura visual que se integra cada vez mais nas disciplinas relativas ao campo das ciências sociais e humanas. A incontornabilidade desses saberes e das práticas engendradas a partir daí são o mote para este dossiê, que pretende reunir textos que possam contribuir para o debate entre a história e a filosofia, visando o alargamento das perspectivas que norteiam os saberes. Por isso, são bem-vindas as contribuições das áreas de Teoria e Filosofia da História, História da Fotografia Contemporânea, Teoria e Cultura Visual. Além dessas áreas, quaisquer contribuições que coloquem em debate a viva relação entre história, fotografia, memória e arquivo serão também acolhidas. 

 

 Mais informações: Site História Revista

Fonte : História Revista

Categorias : Notícias

Listar Todas Voltar